Conhece as zonas do mar profundo?

As águas profundas representam cerca de 80% do volume dos oceanos. O mar profundo (abaixo dos 200 metros) é dividido nas seguintes zonas:

1. Zona Batial: corresponde ao declive acentuado que ocorre após o términus da plataforma continental. Estende-se tipicamente entre os 200 e os 3500 m de profundidade, ocupando o chamado talude continental. Devido à ausência de luz não existem algas e há poucos animais.

2. Zona Abissal: região de água com movimento reduzido, uniformemente fria e onde não penetra luz. Esta área estende-se desde os 3500 m até aos 6500 m de profundidade. Algumas espécies presentes na zona abissal apresentam adaptações extremas às grandes pressões, à ausência total de luminosidade e à consequente escassez de alimento. Em termos alimentares, a maior parte dos animais depende dos restos orgânicos que se precipitam lentamente das camadas superiores em direção ao fundo. Este alimento serve, inclusivamente, como alimento para os animais necrófagos, detritívoros e microrganismos decompositores. Alguns animais desta região apresentam bioluminescência, têm visão muito sensível, capaz de responder a pequenos estímulos luminosos, e formas bizarras, como boca e dentes grandes para facilitar a captura das presas, e o estômago dilatável.

3. Zona Hadal: composta por ecossistemas localizados em zonas do oceano mais profundas do que os 6500 m de profundidade. É o habitat mais profundo do planeta, geralmente associado a fossas. A zona hadal não pode ser considerada uma continuação da zona abissal. Recentemente descobriu-se que nestas zonas existe uma acumulação de material orgânico particulado. A combinação da matéria orgânica acumulada, com a alta pressão hidrostática e com o isolamento geográfico permitiu uma elevada especiação e, como consequência, um alto nível de endemismo.

Fonte: Projeto Sophia