Há cerca de cinco vezes mais pescadores recreativos do que pescadores comerciais em todo o mundo. E, no entanto, as necessidades e peculiaridades desses 220 milhões de pescadores recreativos têm sido amplamente ignorados na política internacional de pesca e conservação. Isto dá origem a conflitos e perda de bem-estar social, e não é propício para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros. Uma equipe internacional de cientistas pesqueiros, economistas, sociólogos e ecologistas, liderada por Robert Arlinghaus, do Instituto Leibniz de Ecologia de Água Doce e Pesca Interior (IGB), apresentou agora um plano de cinco pontos para promover a reforma. Comparada à pesca comercial, a importância social, económica e ecológica da pesca recreativa é bastante subestimada nas percepções públicas e políticas. E ainda, em muitas regiões, o número de empregos dependentes da pesca recreativa excede o significado económico da pesca comercial. Uma em cada dez pessoas que vivem em países industrializados pescam por prazer, totalizando cerca de 220 milhões de pescadores recreativos em todo o mundo. Só na Alemanha, existem cerca de 4 milhões de pescadores. O dinheiro que eles gastam em seu hobby ajuda a sustentar 52.000 empregos.


No geral, as capturas comerciais capturam cerca de oito vezes a biomassa de peixes capturada pela pesca recreativa. Nas águas interiores da zona temperada, no entanto, os pescadores recreativos são agora os usuários predominantes dos estoques de peixes selvagens. O significado da pesca também está aumentando constantemente na pesca costeira e marinha.


Apesar disso, o manejo de peixes e ecossistemas aquáticos é principalmente voltado para as necessidades de pescadores profissionais ou de conservação. Isto pode dar origem a conflitos, como demonstrado pelos exemplos recentes de bacalhau do Báltico, e Red Snapper no Golfo do México.


Liderado pelo professor Dr. Arlinghaus Robert do Instituto Leibniz de Ecologia de Água Doce e Pesca Interior (IGB) e Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha, uma equipe internacional de pesqueiros pesqueiros, sociólogos, economistas e ecologistas da Alemanha, Espanha, Canadá e Os EUA apresentaram agora um plano de cinco pontos para a reforma da política global de pesca e conservação aquática na revista Proceedings of National Academy of Sciences. A proposta, que considera as qualidades e características específicas da pesca recreativa, destina-se principalmente aos formuladores de políticas nacionais e internacionais.


“Mesmo os países com forte governança para a pesca não conseguem integrar a pesca em seu sistema de gestão de conservação e conservação. Estamos convencidos de que a gestão da pesca e medidas de conservação seriam mais eficazes se os interesses dos pescadores fossem considerados iguais aos dos pescadores comerciais e outros. interessados ​​”, disse o principal autor do estudo, Robert Arlinghaus, explicando suas expectativas sobre o processo de reforma.

Plano de cinco pontos para a reforma da política de pescas e conservação
1. Integrar explicitamente os objetivos de pesca ao ecossistema aquático e à gestão das pescas


A gestão sustentável no sector das pescas requer a consideração de objectivos específicos para a pesca recreativa, que diferem significativamente dos da pesca comercial.
“As ferramentas de gestão aplicadas na pesca comercial, como aquelas sob o conceito máximo sustentado, são inapropriadas em contextos recreativos. No entanto, muitos países aderem aos sistemas tradicionais de manejo, particularmente na pesca marinha, e não reconhecem o alto nível socioeconômico. – Valor econômico da pesca recreativa – A política local de conservação da água e da natureza também é mais voltada para a exclusão de pescadores das águas, em vez de integrá-las em políticas. No entanto, é claramente do interesse dos pescadores recreativos proteger espécies e natureza. disse o Dr. Thomas Klefoth, biólogo de pesca da Associação Angling da Baixa Saxônia, Alemanha, e co-autor do artigo.


2. Estabelecer organizações de pescadores e envolvê-los na gestão da pesca


Na Europa central, a maioria dos pescadores pertence a um clube ou a uma associação. No resto do mundo, no entanto, isso raramente é o caso. O estabelecimento e o envolvimento de organizações de pesca na gestão prática da pesca representam componentes-chave para a gestão do ecossistema aquático e pesqueiro orientado para o futuro.


3. Permitir abordagens de gerenciamento de variáveis ​​e implementá-las em nível local


Uma única pescaria normalmente não consegue satisfazer os objetivos muitas vezes conflitantes de um grupo heterogêneo de pescadores recreativos. Como conseqüência, ferramentas padrão, como medidas de tamanho mínimo e outras regulamentações de colheita aplicáveis ​​a todas as águas em uma determinada região, são problemáticas. No entanto, disposições e regras adaptadas às necessidades locais exigem um grau de soberania de tomada de decisão por parte dos pescadores e outros gestores. Como mostram os exemplos de direitos locais de propriedade privada da pesca na Europa central, vale a pena envolver os pescadores em medidas de gestão local e equipá-los com um certo nível de competências de gestão para as águas locais através de clubes e associações.


4. Use as ferramentas certas


Todos os pescadores usam um recurso de pool comum, que também pode ser esgotado por suas atividades. Muitas unidades populacionais estão sob alta pressão de colheita devido a pescadores profissionais e pescadores. Factores não relacionados com a pesca, como a engenharia dos rios e as alterações climáticas, também têm um impacto negativo na produtividade dos peixes, o que reduz ainda mais a capacidade de resistência de algumas unidades populacionais às pescarias. Sob tais circunstâncias, estratégias de gestão impopulares como restrições de acesso ou etiquetas de colheita individualmente caras são mais apropriadas do que continuar a liberar licenças anuais que permitam um número teoricamente ilimitado de pescadores e pousos individualmente ilimitados.


5. Melhorar o monitoramento


Todas estas medidas são de alguma utilidade se as reservas e águas mais importantes forem avaliadas periodicamente. O fornecimento de dados atraentes e de alta qualidade é, em última análise, também responsabilidade dos pescadores. Só então a sobrepesca gradual pode ser evitada e as metas e estratégias de gestão adaptadas onde for necessário. Novas tecnologias, como aplicativos de smartphones, permitem que as capturas sejam monitoradas e que outros dados de e sobre pescadores sejam capturados quase em tempo real. Alguns pescadores e associações consideram essas tecnologias como uma forma de vigilância e, portanto, são contra elas. No entanto, os conflitos não podem ser resolvidos ou o gerenciamento direcionado estabelecido sem o uso de técnicas modernas de monitoramento que possibilitam a coleta de dados com boa relação custo-benefício de centenas de milhares de pessoas. A confiança dos pescadores no uso e análise transparentes e direcionados de tais dados deve primeiro ser construída e assegurada a longo prazo.
“Os cinco passos para a reforma política exigem que os formuladores de políticas, governos, ciência e partes interessadas adotem uma abordagem pró-ativa em relação à pesca recreativa. Os pescadores devem ser tratados em pé de igualdade com outros usuários da natureza e as demandas colocadas. – conflitos crescentes com outras reivindicações para os ecossistemas aquáticos e populações de peixes devem ser abordados. É essencial manter a qualidade da pesca e da natureza como um todo, e isso só é possível em conjunto, e não uns contra os outros “, concluiu Arlinghaus.


Mais informações: Robert Arlinghaus et al, Parecer: Governando a dimensão recreativa da pesca global, Proceedings of National Academy of Sciences (2019). DOI: 10.1073 / pnas.1902796116

Referência: Academia Nacional de Ciências

Oferecido: Forschungsverbund Berlin e.V. (FVB)